Conheça histórias de amor ao trabalho de Agentes Comunitário de Saúde

Jeniffer Nunes – 3 anos de profissão – ESF Tancredo Neve    – Montes Claros             

  “O nosso maior objetivo é cuidar”

Anelisa Borges – 8 anos de profissão – ESF São José – Montes Claros
“Ser um ACS é ter amor, é ser humano é se entregar um pouco de si para as famílias que você visita, que você compartilha o seu amor entre eles.”

Carlos Lima de Oliveira – 12 anos de profissão – ESF Jardim Alegre-Campos Elíseos
“Ser ACS é tudo para mim, ser ACS é ser solidário com o nosso próximo, principalmente com nossos idosos. Ter a paciência de ouvir e fazer tudo que estiver no alcance nosso para estar ajudando o próximo. Então eu amo ser ACS.”

Mariangela Martins –quase 3 anos de profissão- EFS Alto São João 2 – Montes Claros
“A profissão representa para mim muita gratidão, poder ajudar o próximo e atuar na promoção da saúde e prevenção de doenças e seus agravos, apesar das dificuldades que enfrentamos em relação aos determinantes sociais da saúde.”

Bárbara – 11 anos de profissão – ESF Vila Telma- José Carlos de Lima -Montes Claros
“Pra mim, ser agente de saúde é primeiramente acolher, é ouvir, é cuidar; dar atenção às demandas, às necessidades do outro, procurando sempre apontar um caminho. Ainda que a gente não possa resolver todos os problemas, mas pelo menos apontar uma direção, e com isso facilitar o acesso ao serviço de saúde.

Priscila Silva – 11 anos de profissão – ESF Bela Vista – Montes Claros
“Ser Agente de Saúde não é só uma profissão, é dedicar a vida ao nobre trabalho de cuidar da população”

Maria Enilda – 6 anos de profissão – ESF Walquiria Pereira – Montes Claros
“Para mim, ser agente de saúde é mais do que um trabalho, é uma missão de amor, carinho, compreensão e benevolência com o próximo.”

Osvalda Daniela – 6 anos de profissão – UBS Santos Reis – Montes Claros
“Amo minha profissão, meu local de serviço e meus colegas de serviço. Tivemos muita dificuldade neste ano de pandemia, apesar de tanta dificuldade soubemos superar com muita determinação coragem e fé.”

Bruna Fernanda – 3 anos e meio de profissão- ESF Esplanada 1 – Montes Claros
“Ser agente comunitário de saúde vai muito além de apenas fazer uma visita, nós somos o primeiro elo de ligação entre a comunidade e o ESF, fazemos o atendimento humanizado a fim de prevenção de doenças à promoção de saúde e minimizar os agravos estamos todos os meses fazendo o acompanhamento a fim de melhorar a qualidade de vida dos nossos pacientes.”

Cleide de Jesus, 05 anos de profissão – UBS Zacarias Farias –Janaúba
“Gosto muito da minha profissão, já tenho o curso técnico de agente de saúde, isso me ajudou muito. Gosto muito dos meus pacientes, dos meus ex-pacientes e dos atuais. E a obrigação do ACS é promover a saúde e prevenção para os pacientes.”

Adriano Ribeiro- 12 anos de profissão – ESF Clarindo Lopes – Montes Claros “Já se vão 12 anos como agente comunitário de saúde. Profissão que eu amo de paixão, porque ela me dá a possibilidade de cumprir o maior ministério do homem na terra. E que ministério é esse, Adriano? O ministério e cuidar. Cuidar do semelhante, cuidar do carente, do necessitado. Daquela pessoa que realmente precisa de cuidado. Essa profissão possibilita estar dentro da casa das pessoas, dando aquilo que elas mais necessitam e às vezes não encontram num familiar, num parente, que é os ouvidos, os ouvidos emprestados pra ouvir as queixas, as mazelas, as dificuldades, pra dialogar. Também damos o nosso tempo para que essas pessoas venham realmente trazer pra nós as suas dificuldades. Foi nessa profissão eu me encontrei como homem, me encontrei como cidadão, como pessoa que realmente serve a sua sociedade diante da necessidade que esses vêm à apresentar.
Então eu quero parabenizar a todos os agentes comunitários de saúde, porque essa profissão nasceu no coração de Deus.”

Olivia Oliveira Santos – 6 anos de profissão – ESF Alto São João 2 – Montes Claros
“Amo meu trabalho, ele representa muito na minha vida. Ele tem me ensinado um pouco a lidar com o ser humano, você tem que dedicar mesmo à profissão da saúde, você tem que ser dedicado, porque senão as coisas não andam.
Mas eu sou grata, sou pura gratidão por esse trabalho na minha vida, a gente cuida de iodos, de crianças, hipertensos, diabéticos,
Mexe com os sentimentos da gente, com certeza, mas também nos dá forças para gente continuar com o trabalho.”

Suely de Paula – 3 anos de profissão – ESF Eldorado I – Montes Claros
“Ser agente de saúde é um trabalho que exige amor e dedicação. É um elo que estabelecemos entre a unidade e a comunidade em que atuamos e a retribuição que temos comisso é a alegria de poder servir a cada um daqueles pacientes que agente carrega com tanto amor e carinho.”

Jussara Tolentino Martins – 11 anos de profissão – UBS Braz Joaquim Ribeiro – Vargem Grande do Rio Pardo,
“Ser agente de saúde pra mim é força, coragem e resistência. Força por saber lidar com todas as problemáticas dos outros.
Coragem para em cada situação zelar pelo outro. E resistência para estar sempre pronto para servir o outro.”

João Paulo da Silva, 7 anos de profissão, UBS Zacarias Farias Vieira – Janaúba 
“Agente de Saúde, é uma gratidão ser esse profissional que trabalha sempre voltado à saúde daquele que precisa. Gratidão em ser agente de saúde.”

Raquel Helena, UBS Cícero Drumond – Bocaiuva
“Meu nome é Raquel Helena, eu sou ACS do Cícero Drumond de Bocaiuva
Estou muito feliz de poder participar da Semana do ACS, fiquei muito feliz em poder ouvir Renata hoje de novo, já fiz uma capacitação com ela aqui em Bocaiuva 2 anos atrás e foi muito gratificante poder vê-la hoje de novo. Estou muito feliz pelo projeto do ACS, a Semana do ACS e muito grata pela capacitação de vocês.”

Idalice Amorim Matos, 12 anos de profissão- UBS de Barrinha – São João do Paraíso
“Atendo 113 famílias e pra mim é uma satisfação enorme. Eu costumo dizer que a minha maior felicidade é quando eu pego meu celular e vejo mensagem dos meus pacientes. Eu sou imensamente feliz com a minha profissão. Agradeço a Deus todos os dias por ser agente comunitária de saúde.”

Rosilene Oliveira – 8 anos de profissão – UBS Maria de Lourdes Brant Maia – Glaucilândia

O que é ser agente de saúde pra mim é ter a capacidade de realizar atividades que previnam doenças e promovam saúde da população com base em estratégia educativa através de educação popular, ou seja em domicílio ou seja em comunidade. ”

Rogeria da Cruz Ramos , 18 anos de profissão, UBS Ulde Gomes de Souza – Pirapora
“Pra mim, ser agente comunitário de saúde é saber ouvir, é acolher, é amar, é mobilizar, é ajudar e é principalmente aprender com a história de vida de cada família. Para mim é muito gratificante poder trabalhar junto à comunidade em busca de melhor qualidade de vida.”

Cleide da Silva Souza, 16 anos de profissão, UBS Gercino Valor- Vargem Grande do Rio Pardo 

“Ser ASC pra mim é ser povo, é buscar as informações dos meus assistidos e levar até a UBS e trazer o retorno até eles. É acreditar no impossível, até ser feito. É abrir os brações para as mudanças. Por fim, sou grata a Deus por ter conhecido todas as pessoas boas que são assistidas por mim.”

Sandra de Jesus Nunes, 10 anos de profissão, UBS Milton Borém – Janaúba

“Ser ASC é cuidar do outro, mostrar empatia e dar o melhor de mim.”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

UBS Jaraguá